Sejam Bem-Vindos!!!


Este Blog tem como objetivo trabalhar com pais, alunos, professores e funcionários, em busca de uma alimentação de qualidade nas escolas.




quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Seus filhos estão com o peso adequado???
Muitos pais não sabem avaliar adequadamente o peso de seus filhos, desencadeando uma visão equivocada sobre o real estado físico da criança, ou seja, alguns consideram seus filhos como de baixo peso, outros avaliam seus filhos como de peso adequado, quando na verdade, em avaliações realizadas por profissionais da área da saúde, muitos crianças consideradas pelos pais como abaixo do peso, estão com peso adequado, enquanto outras avaliadas pelos pais como dentro do peso adequado, estão com sobrepeso.
É importante ressaltar que somente os profissionais da área da saúde, como médicos ou nutricionistas podem avaliar se o peso de seus filhos está dentro do indicado, através do uso de tabelas, que relacionam peso para a idade, peso para a altura e a altura para a idade.

Seus filhos precisam de suplementos???
Esta é uma dúvida comum entre muitos pais, pois algumas crianças podem apresentar baixa estatura por deficiência de vitaminas e minerais, enquanto que crianças com o peso adequado podem apresentar desnutrição.
A maioria dos pais costuma se preocupar com a quantidade de alimentos que é ingerida por seus filhos e muitas vezes a julgam insuficientes e acabam optando por suplementos, os mais escolhidos são os ricos em cálcio, ferro, vitamina A, polivitaminicos e até estimuladores de apetite. 
Antigamente era muito comum o conceito de que as crianças mais gordinhas eram mais saudáveis, hoje sabemos que essa visão não condiz com a verdade.
É preciso salientar aos pais que a qualidade e a freqüência dos alimentos escolhidos é mais importante do que quantidade ingerida em uma única refeição.
Existe uma grande variedade de produtos industrializados rotulados como: rico em Cálcio, Ferro, B1, B2 entre outros, tornando os produtos mais atrativos. Entretanto, somente o profissional da área da saúde sabe se existe a necessidade de suplementação, mediante sintomas, exames e práticas alimentares.
Os pais devem incentivarem um maior consumo de frutas, verduras, cereais e grãos diários e regrar o consumo de alimentos industrializados, frituras, doces, refrigerantes, enlatados, embutidos, entre muitos outros (ricos em sal, gorduras e açúcares) que estão cada vez mais relacionados a doenças como:  diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, obesidade, etc.

Fonte consultada: ANutricionista.Com - Daniela Mendes Tobaja - CRN3 27602

“Uma alimentação saudável não significa largar as comidas e bebidas prediletas. Somente aprenda como balancear e moderar sua alimentação”.

Nenhum comentário: